• Team Impakt Agency

Hacking PR para sobrecarregar o comércio eletrônico e as vendas digitais

e-commerce-digital-marketing


O valor do PR aumentou consideravelmente à medida que o marketing digital evoluiu. Novas jornadas e canais de clientes abalaram totalmente o setor de relações públicas, e os velhos modos da profissão de relações públicas estão mudando. Esta peça será um guia para quem deseja mais valor do PR e para quem deseja dar uma vantagem digital à sua organização.


A morte da jornada linear do cliente


Apesar de ter quase um século, o Funil de compra ainda persiste como o modelo em que nossas estratégias de marketing são moldadas, determinando o papel de cada libra investida em marketing. Mas qual é o papel do PR nisso? E, mais especificamente, qual é o papel do PR na promoção de vendas de comércio eletrônico e leads digitais? Antes da era digital, as coisas eram mais simples. O valor que o PR trouxe para os esforços de marketing permaneceu diretamente no estágio "Consideração", ocasionalmente se aventurando no estágio "Consciência"; tudo bem quando a jornada do cliente era linear. Mas no mundo de hoje, a jornada do cliente está longe de ser linear.

Agora, as relações públicas podem ter um impacto muito maior em todas as etapas do funil. Digamos que eu decidi comprar um colchão novo, como muitos clientes, meu ponto de partida seria uma pesquisa no Google. A classificação dos resultados é fortemente influenciada pelos esforços de relações públicas. Nesse sentido, o PR rompeu com o estágio "Consideração" e também está agregando valor ao estágio "Consciência". Nossa opinião é de que o funil não é redundante, no entanto, no mundo do PR, ele precisa ser atualizado para levar em consideração duas coisas: 1) o valor da reputação e 2) o papel do PR em cada estágio do funil.


Quais canais impulsionam as vendas de comércio eletrônico?


O RP tem um papel a desempenhar em muitos canais, e o alinhamento em termos de contar histórias deve abranger tudo: email, social, exibição etc. Aqui, veremos cinco canais especificamente: pesquisa orgânica, pesquisa paga, voz e impacto de algoritmos na descoberta de histórias.


Aumentando a visibilidade da pesquisa orgânica


O papel do PR na pesquisa orgânica foi bem documentado, com muitos destacando a importância das citações, links de seguir e não seguir na cobertura para aumentar os rankings de pesquisa de palavras-chave mais importantes. Além disso, e sem se dedicar muito ao básico, outra maneira de otimizar o PR para a pesquisa orgânica inclui adotar uma abordagem baseada em campanhas, em vez de um "fortalecimento de links" mensal contínuo para permitir uma atividade mais focada nos principais períodos de negociação, além disso, projetar a história da campanha para que o conteúdo no local se torne uma parte crítica da história, para que os repórteres que escrevem sobre ela tenham maior probabilidade de vincular a ela.


Como o PR informa a pesquisa paga


Hoje, a "pesquisa" tem um enorme impacto na reputação de uma marca e o papel e os objetivos de relações públicas podem e devem estar alinhados às táticas de pesquisa paga para gerenciar quaisquer problemas sensíveis que possam afetar a reputação da marca. Um exemplo disso é quando uma marca está recuperando um produto. Haverá cobertura da mídia e prováveis ​​publicações sociais negativas sobre o produto. Para combater isso, uma marca pode fazer lances em palavras-chave específicas relacionadas ao problema, redigir uma cópia do anúncio e criar conteúdo da Web para direcionar aos clientes informações precisas e neutras sobre recall.


Uma nova estratégia de conteúdo para o Voice


Os resultados da pesquisa por voz diferem da pesquisa para celular e computador e, como resultado, surgiu uma nova disciplina da Pesquisa Otimizada por Voz. O PR deve se concentrar na criação de conteúdo que se concentre em perguntas e respostas. As táticas que podem dar à sua empresa uma vantagem pioneira nesse campo incluem encontrar as frases-chave em linguagem natural que seu público-alvo provavelmente pedirá e criar conteúdo em torno disso (por exemplo, uma página de perguntas frequentes), marcar o conteúdo liderado por PR com HTML idioma e responder a quaisquer perguntas existentes na seção Perguntas e respostas do Google Meu negócio.


Algoritmos são os novos editores


Na maioria das vezes, os algoritmos estão desempenhando o papel de editores em nossas vidas. Os últimos relatórios da Ofcom mostram que aqueles que usam mídia social para notícias no Reino Unido aumentaram de 44% para 49%. Como profissionais de relações públicas, precisamos entender isso e seu impacto na descoberta de notícias. Além disso, a compreensão do papel do PR programático, onde podemos automatizar ações com base em dados, chegou. Otimizar o trabalho e gerar histórias e ações com base nesses conjuntos de dados agora faz parte do nosso trabalho.


Este é apenas o começo de uma conversa maior sobre como projetar seus esforços de RP e comunicação para comércio eletrônico e marketing digital, e acredito que há muito valor a ser extraído do RP de esforços e educação bem-considerados.


Escrito por Adrian Ma, fundador e diretor administrativo do FanclubPR

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo