• Team Impakt Agency

COMO CONQUISTAR CLIENTES NA INTERNET PARA A SUA PME

A internet atualmente é a forma mais eficaz para ajudar na tarefa de como conquistar clientes fidelizados dentro do seu público alvo. Para empresas de grande porte os números absolutos são altos, mas o crescimento e resultados vindos da internet costumam ser lentos. A internet oferece um potencial de aumento dos ganhos que pode revolucionar o negócio. Não é à toa que a cada dia surgem mais negócios especializados em serviços para PME.

Dentro de pequenas organizações é possível manter a comunicação de forma simples, assim como processos de mudanças internas que acontecem com menor burocracia. Essas são peças essenciais para um bom trabalho de comunicação digital, uma vez que o público precisa sentir-se próximo da marca para criar uma conexão com ela. Entenda como conquistar clientes na internet para a sua PME.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma importante estratégia para conquistar clientes a médio e longo prazo. Essa estratégia envolve produzir conteúdo que seja de interesse do seu público. Use esse espaço para sanar dúvidas, revelar usos dos produtos e agregar informações valiosas para a vida dos seus clientes.

Seus ganhos envolvem o seguinte processo: a atração de tráfego para o site da empresa, conversão de visitantes em leads, leads em vendas, fidelização de clientes e expansão de margens, por fim, análise e constante melhoria do negócio. O Inbound Marketing aumenta as chances de criar laços com os consumidores na medida em que transforma a empresa em uma grande autoridade do mercado que atua.

Como conquistar clientes com anúncios

Os anúncios no Google e nas redes sociais representam uma revolução na forma como conquistar clientes na internet. Isso porque eles são extremamente personalizáveis para atingir apenas as pessoas que interessam a você, ao contrário das grandes mídias que pulverizam os anúncios. Neste caso, os resultados são a curto prazo, por isso exigem estratégias constantes de manutenção. Ao mesmo tempo, são ótimas ferramentas para datas de oportunidades, como liquidações e promoções em datas comemorativas.

É possível, inclusive, rastrear pessoas que já tenham entrado em contato com a sua marca e que, por algum motivo, não realizaram a compra imediatamente. Aqui você poderá investir em argumentos que reforcem o valor do produto e até mesmo oferecer descontos exclusivos.

Conheça a sua audiência

Como conquistar clientes se você não sabe o que eles buscam? A grande vantagem de investir em marketing digital está nas métricas que a internet fornece. Ao longo do trabalho você poderá acompanhar o perfil das pessoas que se interessam por você. Essa informação é valiosa uma vez que detalha interesses e tendências fundamentais para guiar suas decisões nos negócios.

Seja facilmente encontrado

Se existe um segredo sobre como conquistar clientes na internet, esse seria o campeão: seja facilmente encontrado. Quem não está no Google, não existe na internet. Por isso, trabalhe a favor das ferramentas de busca e prove que você é relevante no mercado. Neste sentido, tanto o Inbound marketing, quanto os anúncios são aliados na busca por posicionamento nas páginas de busca.

A internet tem um importante papel no marketing para pequenas e médias empresas. Ela democratizou o acesso ao público e permitiu que fossem criados laços de fidelidade entre eles e as PME. Por isso, procure entender o papel de cada estratégia e encontre a melhor forma de combiná-las numa estratégia matadora de marketing. O sucesso da sua empresa depende da mensagem que ela quer passar e dos ambientes digitais onde ela está presente, bem como a estratégia e a qualidade dos seus produtos e serviços.



Por que sua empresa não pode escapar da automação de marketing


Se os CMOs pensaram que tinham muita coisa no ano passado, 2019 provavelmente parece um pesadelo em comparação.

A complexidade do marketing está se multiplicando em termos das expectativas do comprador, o número de canais que o consumidor espera que sua empresa esteja crescendo e a rapidez com que você responde, publica e interage com sua comunidade por esses canais também está se acelerando.

Cada canal também requer otimização - do lado orgânico e do lado pago - cada um deles oferece um novo conjunto de dados e uma nova maneira de entender melhor o consumidor.

Se os profissionais de marketing acharem que pode haver uma solução rápida - uma abordagem "tamanho único" para cada canal de marketing não funcionará. Simplesmente não existe uma solução geral que resolva os inúmeros desafios de marketing que cada canal apresenta e que não mudará amanhã, na próxima semana ou provavelmente no próximo ano.

A única maneira real e escalável e eficiente de avançar é através da automação de marketing impulsionada pela tecnologia de IA - e AI é a palavra-chave aqui, não é apenas a automação necessária.

Hoje já existem ferramentas de automação que ajudam a reduzir o trabalho manual ao lidar com cada canal, tarefa, objetivo, mas essas ferramentas apresentam seu próprio conjunto de desafios operacionais e silos de dados. Sim, é automação, mas não está tornando sua vida muito mais fácil, mais dados nem sempre são melhores e isso é sentido em todos os departamentos de marketing.

Se você adota o setor de martech hoje, abrange cerca de 7.000 empresas trabalhando para resolver uma parte do marketing ou outra. De acordo com um estudo de Kleiner Perkins, a equipe de marketing média atualmente usa 91 soluções SaaS. A Cisco compartilhou publicamente sua pilha de software de operações de marketing - é um mapa de 39 tecnologias de marketing. Também analisamos internamente e Socialbakers não é uma exceção à regra.

Esse é o desafio mais difícil para o profissional de marketing hoje e o desafio que a automação do futuro precisa resolver. É o martech que conecta e cola a pilha de tecnologia que sua empresa usa para suas operações diárias. Uma plataforma de automação que unifica equipes e divide silos de dados.


Como esse tipo de automação de marketing ficaria na prática e o que é necessário para funcionar?

Hoje, cada sistema SaaS oferece seu conjunto de dados exclusivo, que pode ser valioso para diversas funções de marketing. É essencial que esses dados estejam prontamente disponíveis para toda a organização, mas também precisam ser digeríveis. Embora tenha dados de multiplataforma disponíveis em um só local, é muito mais importante analisar facilmente qual a próxima ação a ser tomada com base nas informações de dados.

O tipo de insights que os profissionais de marketing buscam hoje em dia é simplesmente impossível de obter sem a tecnologia, simplesmente há muitos dados para processar. A solução - aprendizado de máquina e automação. Já testemunhamos que a tecnologia orientada por IA resolve muitas tarefas táticas diárias e mundanas para o profissional de marketing - 55% dos profissionais de marketing já usam a IA para análise de dados.

É fácil encontrar exemplos de onde isso foi implementado, e este é impressionante: imagine a complexidade de cobrir centenas de eventos esportivos modernos sem a tecnologia de IA de uma só vez.

Foi exatamente assim que o Eurosport fez isso em 50 perfis de mídia social para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Você não pode imaginar uma tarefa dessas sem a tecnologia da IA, como coloca o chefe de audiência, Sebastien Lebreton, “seria impossível implementar o que precisávamos. Não apenas em termos de tempo e recursos, mas também em termos de confiabilidade dos dados. ”

Antes que os profissionais de marketing possam realmente usar qualquer uma das tecnologias disponíveis em conjunto, ele precisa se integrar perfeitamente em nível técnico por meio das APIs. Isso significa que as 39 plataformas SaaS que a Cisco está usando precisam se comunicar facilmente e sem demora.

Se um software adicional for introduzido no ecossistema, ele deverá funcionar imediatamente e também não deve comprometer a segurança de toda a rede - ele deve estar "pronto para a empresa".

Por último, mas não menos importante, a martech precisa colar o fluxo de trabalho, aumentar a eficiência e eliminar gargalos por meio de uma melhor colaboração entre os diferentes departamentos de marketing - não importa em que parte do mundo sua equipe esteja localizada. Isso fará com que o mecanismo de produtividade funcione.

Por exemplo, se uma equipe de design estiver trabalhando em uma campanha para o lançamento de um novo produto, todas as informações e dados usados ​​nos departamentos deverão ser prontamente acessíveis e tornados acionáveis ​​para que a equipe possa tomar a melhor decisão criativa. Isso implica conhecer tudo sobre as personas do público, acessar os melhores exemplos de conteúdo, trabalhar com os melhores criadores e influenciadores de conteúdo, usando um local para compartilhar seus designs e analisar o desempenho de suas campanhas.

Já existem exemplos desses ambientes totalmente cooperativos, entre eles, marcas como a ASUS, com equipes operando em 20 profissionais de marketing que trabalham em um sistema conectado - um lugar para compartilhar conteúdo, gerar relatórios e obter uma medida em tempo real de seu desempenho.


Qual deve ser o próximo passo para o CMO?


A integração de toda a pilha de tecnologia de marketing não acontecerá da noite para o dia, mas considerando o ritmo acelerado em que a martech está inovando, os CMOs devem começar a se preparar para isso e devem identificar as principais áreas operacionais necessárias para estabelecer uma ponte entre suas equipes de marketing para criar mais rápido e mais eficiente , ecossistemas de marketing otimizados. Esse é um daqueles casos em que ser o primeiro a adotar a tecnologia fornecerá uma vantagem competitiva quase injusta.


Escrito por Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O QUE É INBOUND MARKETING?

O QUE É INBOUND MARKETING? Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para atrair, converter